Idris Elba. "As pessoas vão continuar sempre a querer ir às salas de cinema"
Em Portugal dia 21 é lançado o serviço Netflix, que a partir de agora também está a produzir filmes em nome próprio. Chama-lhes "filmes originais" e o primeiro é Beasts of No Nation, a história de uma relação entre uma criança de guerra e um general tirano num conflito sangrento num país africano devastado com a guerra. Um país sem nome onde as crianças são máquinas de matar.
O filme será lançado em cinema e no serviço Netflix em simultâneo. Uma experiência nova e que vai mostrar à indústria americana um novo paradigma da exibição cinematográfica. Para já, em Portugal, não está prevista a estreia em sala. Tudo pode mudar caso se confirmem algumas previsões para os Óscares de 2016. Previsões essas que podem colocar na corrida Idris Elba na categoria de melhor ator secundário, sobretudo depois de um chorrilho de críticas positivas no Festival de Toronto. O ator britânico tem aqui uma interpretação de bravura e de transformação total que a Academia costuma adorar.
Está convencido que este filme vai mudar a maneira como a Netflix será vista? Vai abalar a maneira como a indústria lança os seus filmes?
É revolucionário o que está a acontecer com Beasts of No Nation! A Netflix já revolucionou a maneira como todos vemos televisão e como queremos consumir o nosso entretimento. Mas esta estreia não vai fazer com que queiramos deixar de ir ao cinema. As pessoas vão continuar sempre a querer ir às salas. A vantagem é que agora temos opções. Uma aposta neste filme é uma aposta nos cineastas que têm coisas para dizer e que não estão no cinema apenas para sacar o cheque. A partir de agora, os cineastas têm mais uma forma de mostrar o seu trabalho. Veremos se este modelo resulta.